sexta-feira, 6 de julho de 2007

[História 050: A última supresa de São João] - São João 2007 -

Acordei domingo ao som de um forró pé de serra, um anarriê, alavantu, não quis acreditar, o São João 2007 tinha acabado na noite anterior e muito bem acabado com o show da banda de meu amigo [vide história 049] Eu estava meio depressivo por que uma das festas que eu mais gosto do São João, o São João Passou Aí, não iria acontecer, mas o que é isso?

- Pausa para explicação -
São João Passou Aí é uma festa tipicamente feita no dia 24 de junho à tarde, onde varias pessoas saem nas ruas ao som de sanfona, zabumba e triângulo, cantando marchinhas juninas, passando de casa em casa para beber, comer e dançar.
- Fim da pausa para explicação -

Acordei domingo, sem querer acordar, sabendo que o não haveria São João Passou aí, mas o forró pé de serra que não parava de tocar animou-me e me fez levantar. Tomei banho e fui para a rua, e o que havia lá?
O Arraiá do Rosa, nada mais do filhos de um mesmo pai - o Sr. Rosa - que se reunirão para fazer uma festa em homenagem ao pai, detalhe era tanta gente, entre filho, netos, bisnetos, noras e genros, que a festa teve que ser feita no meio da rua, juntando os amigos e os curiosos era uma folia que nem sei explicar. Após descobrir que quase todos os meus amigos tinham ido para o beer fest numa cidade vizinha, tente adivinhar para onde eu fui ... se sua resposta foi Arraiá do Rosa, você acabou de ganhar um doce.
Entrei outros amigos por lá, e começou vim cerveja e wisky, eu bebendo, quando eu percebi já estava no meio da roda dançando quadrilha com minha prima.
Porém tudo que é bom dura pouco, o tecladista que estava animando a festa disse que iria tocar a ultima música para acabar com a festa e a última música foi tocada ... veio o silêncio. Eis que eu ouço o som de uma sanfona, o batuque de uma zabumba, o tilili do triângulo e da esquina vieram pessoas cantando.

"São João passou aí, passou Mandou que me desse pinga, mandou."

Meu coração veio a boca, explodindo de alegria eu gritei, São João não havia indo embora, ele estava passando, voltou para fazer uma última surpresa, nos fazer uma ultima festa.
Pulei, gritei, dancei e acompanhei o cortejo junto com todos que estávamos no Arraiá do Rosa.
Depois de rodar a cidade cantando e dançando, voltei pra casa, dormi tranqüilo.
Agora sim! Havia acabado o São João 2007. Com diria a minha mãe: "Vamos dormir, vamos descansar por que segunda-feira é dia de branco"

Segunda-feira tudo voltaria ao normal.
2008 vêm aí . vou te contar...

7 comentários:

  1. ô que feliiz então ;D
    salvaram sua tarde ;*

    ResponderExcluir
  2. ai ai.............
    lindo
    eu tava lá dancandu forró contigo meu nego...

    ResponderExcluir
  3. Só não te convido pra dançar um forro pq eu sou uma negação!! rsrs
    beijooooo

    ResponderExcluir
  4. Festas típicas são muito divertidas mesmo né?

    Muito legal seu blog

    beijao

    ResponderExcluir
  5. eita
    q saum joao
    hihih


    nem me convidou né?

    ResponderExcluir
  6. olhaí... de são joão em são joão você encheu o papo. e a prosa. ;)

    ResponderExcluir
  7. aah! valeu :D

    sim, amigas s�o fundamentais
    e o texto foi retirado de um livro
    "*

    ResponderExcluir

agora me conte você…