sexta-feira, 29 de agosto de 2008

história 146: vamos para xique-xique, fazer enem!

pára, pára, pára. vou apertar o botão de pause das histórias do festival porque essa história precisa ser contada com urgência. bem, penso eu, que todos que estão estudando ou terminaram o ensino médio ou não estão na faculdade ainda, sabe que no próximo domingo dia 31 de agosto de 2008 será realizado o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio [e é o blog day, também] que nada mais é do que aquela prova com 63 questões das múltiplas matérias e mais uma redação. que mede o nível de conhecimento dos alunos e também possibilita o ganho de bolsa através do ProUni, que é um projeto do governo que concede bolsas parciais e integrais [varia de acordo a nota que você tira no ENEM] em faculdades particulares em todo o brasil.

se tem uma coisa que eu me martirizo todos os santos dias é não estar numa faculdade ainda, e minha mãe também não de deixa esquecer esse detalhe de meu histórico escolar. assim que começaram as inscrições do Enem eu corri nos correios e fiz a minha inscrição de graça, vantagem por eu ter estudado desde sempre em escolas publicas. desde segunda-feira o site do INEP está aberto para consulta do local de prova, devido ao atraso dos questionários socioeconômicos. pois bem, lá vou eu todo feliz ver onde eu ia fazer minha prova, quando me deparo com a seguinte informação:

Enem 2008 - Local de Prova

UF: BA
Cidade: Xique-Xique
Local da Prova: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
Endereço: Rua Cissianato Figueiredo, s/nº
Bairro: São Francisco.

quando eu terminei de ler, me deu uma vontade louca de gritar: "ONDE?". certo, eu vou explicar: como é de se imaginar, minha cidade não entra no circuito de provas. logo, eu tenho que fazer minha inscrição para a cidade mais próximo que é vitória da conquista. o que houve então? pois é, na hora de escrever o código da cidade, eu escrevi o número de xique-xique que fica abaixo de vitória da conquista, eu na minha falta de observação das coisas, leia-se ignorância, olhei para o número de xique-xique, ao invés, de olhar e escrever o número de vitória da conquista em meu formulário.

corri no google maps e fui ver onde era xique-xique, adivina? é uma cidade que fica na divisa da bahia com o piauí, cerca de 839 km de distancia daqui, ou seja, totalmente improvável minha viagem para fazer a prova.

comecei a ligar para todos os 0800 do governo brasileiro. depois de [muitos] minutos de espera, centenas de mensagens eletrônicas diferentes consegui falar com um atendente e descobri que era possível mudar o local de prova [oba!], eu disse, possível, não fácil. pois bem, tinha eu que mandar um fax para a central do Enem em brasília através de um 0800 diferente dos outros que eu liguei com: xerox do RG e CPF, comprovante de inscrição do Enem, comprovante de residência, numero de telefone para contado, nome da mãe completo, endereço atual completo e uma carta explicando os motivos para a mudança do local de prova. [ufa] e vocês pensam que eu desisti? não mesmo, eu sou she-ra, meu amor! reuni todos os documentos em menos de uma hora e enviei o fax para eles. isso que é vontade de fazer uma prova, não é? fico só pensando como eu pude ser tão burro e não ter observando aquele código antes, aff. chega que dá raiva de mim. agora fico aqui esperando um contado, tentando toda hora ligar pra eles, graças a deus são números 0800, se não eu estava ferrado, torçam por mim. quero muito fazer essa prova domingo. vou te contar...

14 comentários:

  1. Nó, que dó que eu fiquei de vc, rs...

    Eu fiz o ENEM em 1999, quando estava terminando o Ensino Médio.
    Naquela época não tinha o PROUNI ainda, mas eu fiz o exame pra não ter que fazer vestibular e usar a nota do exame pra entrar na universidade.
    Mas acabou que eu fiz o vestibular pra uma federal e entrei, logo, o ENEM foi só pra aquecer, hehehe
    E tive uma boa nota no ENEM.

    Bjão e boa sorte na prova.

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte amigooo!

    Que vc consiga trocar o local da sua prova e claro, que se de muito bem na prova..

    Bjao!

    ResponderExcluir
  3. Haha, cara quando recebi minha carta também quase desmaiei, não é como seu caso, mas é num bairro que eu não conheço (moro no Rio de Janeiro), vou fazer enem em Del castilho (imagine morros, favelas e traficantes) , pois é se eu chegar viva ao local da prova eu faço; fiz enem ano passado só pra testar e ver como era, achei muito facil, muito facil meeeesmo! quer uma dica: estude geografia, só cai isso! 1 ou 2 de fisica, uma de portugues envolvendo de novo geografia (não se espante se o inicio da questão for uma poesia de alvares de azevedo e a pergunta ser sobre geografia, eles adoram misturar matérias na pergunta). Beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. eu tive uma boa nota no ENEM
    achei que a prova era difícil mas nem era tanto
    o lance é que as questões são grandes e cansam de ficar lendo mas é so manter a calma e o que parce muito óbvio sempre é o mais correto!
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. olha como sou velho, fiz o primeiro enem! kkkkkkkk
    boa prova, jarbas! sei que vc se garante.


    =****

    ResponderExcluir
  6. Espero que tudo dê certo,lindo. Mas não entendi como é que vc "confundiu Vit. da Conquista com a fatídica xique-xique,rsss

    abração!!

    ResponderExcluir
  7. Eita, que distração hein menino.
    Eu não fiz enen perdi a hora na época acredita? Mas tb não servia ainda pra nada então não fiquei chateada.
    Mas boa sorte pra vc, que vc mude o local, que faça uma excelente prova e que entre na tão sonhada faculdade, eu fiz duas, estar na faculdade é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. aaaah, vou afzer o ENEM esse domingo, ngm merece!!!

    adorei aqui!

    ResponderExcluir
  10. Tipo da coisa que aconteceria comigo, mas no meu caso minha mãe provavelmente me obrigaria a fazer a viagem. BOA SORTE ;)

    ResponderExcluir
  11. uahuahuhauhauhauhauhh

    ótimo isso
    Xique-xique...
    meu Deus

    tomara q vc tenha conseguido trocarr o local e pode ficar tranks...
    depois disso, vc vai passar

    xx

    ResponderExcluir
  12. amanhã é o dia...desejo boa sorte para vc....

    depois conta como foi....

    Abs:-)

    ResponderExcluir
  13. Uai :O eu sempre morria de medo de fazer isso... Principalmente no vestibular, tinha medo de acabar fazendo Zoologia no lugar de Comunicação, por errar o número haha xD

    ResponderExcluir

agora me conte você…