terça-feira, 23 de setembro de 2014

Buraka Som Sistema


Eu não tenho conhecimento musical algum, nem sei tocar nenhum instrumento, eu não saberia dizer nada sobre up-tempo, down-tempo o qualquer uma variante técnica da música, porém, sou daquele tipo de pessoa que senta no PC e a primeira coisa que faço é abrir o iTunes para ouvir música… de limpar a casa a editar uma imagem no Photoshop, eu faço praticamente tudo ao som de música.

Sem síndrome do underground de achar que banda boa é banda outsider, mas eu não diria que eu sou eclético, porque eu tenho muita coisa selecionada, porém sempre fui muito aberto a descobrir sons novos ao redor do mundo.


Dentre muitos sons que eu escuto durante o meu dia está o Buraka Som Sistema, uma banda de Portugal, com os integrantes Blaya, DJ Riot, Lil' John Roberts, Kalaf Ângelo, Andro Carvalho, Li'l John. E por incrível que pareça, eu cheguei ao Buraka Som Sistema através de ninguém mais, ninguém menos do que nossa funkeira Deize Tigrona, que tem feat. na faixa “Aqui Pra Vocês” do álbum “Black Diamond” [2008], com direito, inclusive, de apresentação ao vivo no Rock in Rio Lisboa.


Com três álbuns lançados o Buraka Som Sistema propõe um som africano-eletrônico, um ritmo empolgante, envolvente e de fazer qualquer levantar e mexer o corpo. Há quem diga que a banda é uma das fundadoras da batida do Kuduro Progressivo, se são realmente, eu não posso afirmar, mas são, hoje, para mim os melhores representantes dessa música. Acredito que o Buraka Som Sistema, representa a nova geração de talentos e pluralidade do mundo que vivemos, traz uma música animada, única, cultural e com raízes na Mãe de todas as coisas, a África.

E é essa mistura meio louca que me agrada e torna a música deles extraordinária! Vale à pena parar para escutar com volume alto, por favor… e se quiser dançar, dance estupidamente!


Eu poderia destacar muitas boas músicas aqui, mas queria deixar registrado meu amor pelas faixas:

- Wawaba | From Buraka to the World [2006]

 - Sound of Kuduro (feat. DJ Znobia, M.I.A., Saborosa and Puto Prata) | Black Diamond [2008]
 

 - Aqui para Vocês (feat. Deize Tigrona) | Black Diamond [2008]

 - Hangover (BaBaBa) | Komba [2011]

 - Stoopid | Buraka [2014]

 - Vuvuzela (Carnaval) | Buraka [2014]
Essa música “Vuvuzela”, por exemplo, a comprovação do talento da banda de conseguir transformar um som tão irritante como o da vuvuzela numa música tão boa.


BONUS! Buraka Som Sistem + Deize Tigrona | Palco Sunset Rock in Rio Lisboa, 2008




+ sobre o Buraka Som Sistema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

agora me conte você…