terça-feira, 23 de setembro de 2014

Lissy Elle, quando a sofisticação é simples

(texto publicado originalmente 09 de julho de 2014 para o blog Chop and Change)


Lissey Elle poderia ser considerada como apenas mais uma jovem canadense que vive numa região ruralizada próxima a uma floresta de árvores grandes e um velho campo de milho. Poderia... se não fosse seu gosto pela fotografia, vocação artística que despertou na menina aos 13 anos de idade.


A própria Elle afirma que foi a fotografia quem a ajudou com os problemas na adolescência. Foi na fotografia, diz a menina, que encontrou “a razão para se levantar de manhã e lavar o cabelo. Para reorganizar sua mobília do quarto. Para poupar o seu dinheiro para uma lente Nikkor 50 mm, 1.8 lens . Para explorar uma casa abandonada. Para amarrar duas dúzias de maçãs às árvores. Para cortar mil estrelas de papel. Para praticar ballet. Para aprender a levitar. Para ter uma tea party aos 18 anos. Para forjar, através da arte, um lugar para si no mundo e luta com unhas e dentes para ficar lá”.


Num mundo onde as coisas duram pouco e fast é a velocidade constante, onde tudo se complica por si só e o que é simples, o poético, o belo muitas das vezes passa despercebido mesmo diante dos olhos. A fotografia de Lissy vem para transmitir um frescor e reafirmar que a “simplicidade [é sim] é o último grau da sofisticação” como disse Leonardo da Vinci.


E é assim, entre sua floresta e seu velho milharal, imaginando coisas imaginais e tentando torná-las reais que Lissy vai criando seu próprio mundo cheio de fantasias e sonhos, hora soturno, como aquele lugar mais solitário da alma que todos temos e que ainda carece de luz.  Tentando fazer deste mundo um lugar ‘menos ruim’ para se viver, onde todos nós estamos tecendo espaços para nos encaixar e lá permanecer.


Conheça mais do trabalho da artista nos link:
Site | Flickr | Facebook | Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

agora me conte você…