segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Stenio Garcia, nudes e a hipervalorização da juventude

Terça feira, 29 de setembro de 2015 - 23:21 hrs

Eis que surge num rede social uma foto de nu frontal do glorioso ator brasileiro Stenio Garcia (83 anos) e sua esposa Marilene Saade (47 anos) e como já sabemos, nude é igual consorcio, quando você mesmo espera é contemplado com um seu que vazou na web, e quando chega lá, não tem mais jeito.

Vivemos um momento que o acesso a informação e a possibilidade de compartilhar opiniões, estilo de vida, manias, estranhezas etc está cada vez mais fácil; o oversharing é tão gigante que quando não tínhamos mais nada para compartilhar como mundo, decidimos compartilhar o corpo nu; e se vocês acham que eu penso que a nudez e o autorretrato são coisas ruins, muito se enganam, penso que o nude é a libertação, é primícia de uma democracia da beleza mesmo, talvez, distante, é sim possível. Ao meu ver o nude é o acesso direto e pessoa ao (sentir-se) sexy mesmo não estando diretamente ligado aos padrões de beleza estabelecidos pela a industria de massa, mas essa é outra conversa.

Se celebramos o vazamento de um nude de uma Kardashian popozuda qualquer ou daquele ator blockbuster holiwoodiano com barriga de tanquinho por que o alvoroço negativo em cima do nude de Stenio Gacia? Será que a pele enrugada ou cabelos brancos é algo tão bizarro assim? São esses questionamentos que me motiva a escrever esse texto; é a reação negativa das pessoas ao ver o nude alguém com seus 83 anos de idade. Como se a velhice (ou envelhecer) fosse uma tipo de condenação velada onde a pessoa é obrigada a se reduzir diante os jovens, viver silenciosamente com suas memorias e apenas aguardar a morte. Envelhecer está longe disso, sabia?


Chega a ser ridículo observar o quanto as pessoas hipervalorizam a juventude sem considerar que um dia o colágeno diminui, o cabelo cai (ou fica branco), as juntas começam a doer, a fila da balada passa a não nada divertido, as rugas aparecem e assim a vida vai seguindo e esse é o processo natural das coisas. O que não podemos esquecer é essas mudanças são o que nos torna humanos reais e com as mudanças trazidas pela idade que aprendemos que envelhecer é um privilegio que quiça muitos de nós não teremos.
Uma geração que torce o nariz a imagem de um senior nu, que  talvez, tem uma vida sexual mais ativa que de muito jovem, não viverá o que a maturidade e a velhice tem para o oferecer de bom. E não se assuste, sim, existem coisas boas na velhice.

Sim ao nude de Stenio Garcia, pois envelhecer não é condenação, mas a falta se respeito é fatal (independentemente da idade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

agora me conte você…